segunda-feira, 16 de março de 2009

Crônica: Separações -1

Um tema me intrigou esses dias: Separações. É tão triste ver casais outrora tão felizes juntos, que pareciam perfeitos um para o outro e de repente fica-se sabendo que terminaram tudo. Na hora vem a pergunta “o que teria acontecido com eles?”

Será que o amor não era amor, os fogos de artifício da paixão se dispersaram pelo ar, o sentimento que nutriam pelo outro foi enfraquecendo até se acabar (o famoso desgaste da relação)? Como saber se realmente acabou?


A falta de atração, o fato de não estarem mais com vontade de ficar agarradinhos e trocando carinhos, um certo interesse por outra pessoa que pintou no caminho, a relação ter virado mais amizade, as conversas ficarem mais interessantes que qualquer outra coisa entre eles, etc. Pode ser por esses ou outros motivos ou simplesmente não ter explicação. Às vezes, nem os próprios envolvidos entendem o que ou por que aconteceu, apenas aconteceu.


Acredito que toda separação é triste, não tem jeito, não dá para passar por ela incólume, ileso. Por mais que você saiba que não há solução, sempre fica um gosto amargo, uma dúvida se deve ou não ocorrer separação, afinal, toda separação envolve mais de uma pessoa e por isso, uma história entre pessoas e por conseqüência, um passado entre elas. Separação envolve romper laços, ligações. O fato de não estar mais com alguém significa que se está sozinho e isso dá um desespero!


A primeira sensação é um vazio enorme, parece que foi retirada uma parte de você. Mesmo para quem resolve por um fim em uma relação, há um desconforto. É claro que é bem menos doloroso que a pessoa que tomou o fora. Essa fica literalmente desnorteada, parece que lhe puxaram o tapete, que o mundo acabou e que nunca mais vai se recuperar.


Quando uma pessoa percebe que o relacionamento esta acabando, nessa situação ela deveria dar “uma deixa” para que o parceiro(a) tenha coragem de terminar logo, por mais que doa, por mais que sofra e chore depois, ou seja, temos que saber quando tirar o time de campo, temos que reconhecer que o jogo está perdido é hora de pendurarmos a chuteira. Foi o que a Julia Roberts fez no filme “O Casamento do meu melhor amigo”: reconheceu que não dava mais e que tinha perdido o cara para a Cameron Diaz. Pode parecer loucura, mas é melhor não se iludir e ficar esperando que as coisas melhorem, quando você sabe que não tem mais jeito. É difícil, principalmente se você está cega(o) de amor, mas é melhor acabar logo com o sofrimento antes que piore.


Vai doer, com certeza! O machucado, a ferida parece que não vai fechar. O mundo literalmente desaba sobre a cabeça. Até que um dia, sem mais nem menos, tudo passa. E graças a Deus passa! E quanto menos você espera....já está apaixonada(o) novamente! Afinal, existem bilhões de pessoas no mundo e não é possível que nenhuma lhe sirva, não é mesmo?

Nenhum comentário: